Em tempos de fake news, saber identificar quais notícias são realmente verdadeiras é imprescindível. O assunto considerado um problema social da atualidade, merece toda nossa atenção e conscientização. Por isso, selecionamos 8 melhores dicas, para você impedir a disseminação de notícias falsas. Confira:

images

1 – Chamadas sensacionalistas. Notícias falsas frequentemente trazem manchetes apelativas em letras maiúsculas e com pontos de exclamação. Desconfie.

2 – Compare a URL dos sites, com a de veículos de imprensa oficiais.

3 – Busque a fonte. Verifique se reportagem ou notícia tem origem de uma fonte conhecida e confiável.

4 – Observe se as notícias contêm erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos.

5 – Fique atento as fotos. Notícias falsas apresentam imagens ou vídeos manipulados. Procure verificar o crédito da foto e sua origem.

6  –  Busque a data de postagem, pois notícias falsas podem conter datas que não fazem sentido.

7–Pesquise as fontes do autor da reportagem para confirmar se as informações são confiáveis.

8 – Compare a informação disseminada com outras notícias e reportagens.

Aguce seu senso crítico e fique atento aos sinais, pois nem tudo que está na rede é confiável ou legítimo. O compartilhamento de notícias deve ser feito de forma consciente e responsável.
Temos um compromisso ético com a verdade, pois o efeito dominó, que a disseminação da fake news tem sobre nossas vidas, é um dos grandes problemas que, precisa ser superado em nossa sociedade.
Na dúvida, não compartilhe. Se depois de todas as dicas acima, você ainda tiver dúvida sobre a veracidade do conteúdo, o melhor é não compartilhá-lo.
Esperamos que esse post contribua, para que, cada vez mais, tenhamos conteúdos de qualidade e verdadeiros, acessíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *