Brainstorming é aquela tempestade de ideias, bem conhecida dos comunicadores, que estimula a criatividade a obter o maior número de ideias em um curto espaço de tempo. 

Para tornar mais simples o entendimento do processo de um brainstorming, vamos destacar aqui os 5 passos para você consultar quando quiser – e precisar!

 1 – Definição do tema: definir claramente o tema e objetivo que se deve trabalhar com as ideias.

 2 – Fase criativa: anotações, desenhos, falas, associações e tudo o que vier à cabeça no momento, é aceito nessa fase.

 3 – Expressão das ideias: pode ser estruturada, onde todos apresentam suas ideias de forma organizada, ou não estruturada onde os membros do grupo apenas explicitam suas ideias, tornando a atmosfera mais descontraída.

 4 – Seleção de ideias: deve-se criar uma lista com as ideias, para organizá-las. Se houverem ideias parecidas, elas são combinadas, ideias diferentes são acrescentadas até que se defina quais serão as trabalhadas.

 5 – Regras: aqui deve haver um consenso entre os membros – encontrar uma proposta aceitável de forma que todos apoiem e executem da melhor forma.

Esse processo é super divertido e estimula a criatividade até nas pessoas mais tímidas – que podem se expressar de outras formas, não somente através da fala.

Vale inserir na sua rotina o Brainstorming, pois com ele a identificação de problemas e a geração de soluções se torna mais efetiva para qualquer negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *